quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

conversa pra passar conhecimento científico hereditário.

_ É facil, filha. É só multiplicar.
_Mas não to entendendo. Como vou dar 162mL pra criança se no potinho só vai até 10?
_Da onde saiu o 162?
_É na verdade 162,5.
_Você multiplicou certo?
_Ué, 650mg dividido por 4.
_Ta certo....mas ainda ta em miligrama.
_Ahm?
_Quantos mL tem na suspensão de 250mg, que é da Cefalexina?
_ Ah...Ta. Entendi.
(Silêncio)
_Tem 5mL em cada 250mg.
_É isso! Agora você faz a regra de três.
_ Ué, pra quê?
_ Pra descobrir o mL, caceta!
_Ah sim.
(Silêncio)
_ Mas como ?
_ Ai, meu Deus....Se em 250mg tem 5mL, em tanto tem xis.
_Tanto quanto?
_O quanto você calculou.
_Foi 162,5mg.
_É isso. Agora faz a conta.
_Tá. Em 162,5mg tem xis.
_Tira o meio.
_Porquê?
_Porque vai dar quebrado. Nenhuma mãe vai conseguir medir por exemplo, 5mL e meio naquele copinho!
_É. Tira o meio então. 162mg tem xis.
_(...)
_162 vezes cinco dividido por 250.
_É.
_ Calma. Cadê a calculadora?
_(...)
_Deu 3 mL. Mas só isso?
_ Uma criança de 12,500 é lactente ainda, 5mL é muito.
_Ahm.
_Viu? Agora você fez certo. Mas com o tempo você olha e já sabe. Nem precisa fazer conta.
_ Espero.
_Porque escolheu pediatria então? (risos) Aprende e treina.
_É, tenho mesmo. Se eu fizer isso na frente dos pacientes vou perder toda a minha clientela.
(risos)
(risos)
(risos)
_ Agora o da Amoxaciclina. Pra crianças de até 20kg, 20 a 50mg/kg/dia. Aí se tem 10kg, multiplico como? Será que dá pra fazer a regra de três antes? Tem macete não, pai?
_Êta, caceta.....Tu fudido. Sheila, falta quanto tempo pra essa menina se formar?

Um comentário:

NILO disse...

kkkkkkkkk
bunitinhos